Você sabe o quanto a sua empresa está deixando de ganhar?

Faça o que fizer, o gestor de uma empresa não pode esquecer um dos efeitos colaterais mais importantes do mundo globalizado que vivemos: todo mundo pode ver. Enquanto isso pode acabar se tornando um fator positivo, pois uma simples campanha nas redes sociais, até um feedback positivo de um cliente, pode se tornar uma arma poderosa para atrair novos clientes, a maioria das empresas costuma perder por falhas no processo.

A verdade é que um simples deslize, uma falha na comunicação ou até um mal-entendido pode custar a base de clientes de uma empresa ou prejudicar a forma como os outros veem a sua marca. Afinal, a concorrência está cada vez maior, e a falha de um pode ser a vantagem de outros.

Nessa lógica, não é apenas ter um produto mais simples ou uma loja em uma localização menos privilegiada que faz com que empresas deixem de ganhar dinheiro: a comunicação, divulgação e atendimento são os novos diferenciais de mercado.

Segundo o IBRC, Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente, esse são os cinco principais erros que fazem um cliente insatisfeito e podem acabar com uma empresa: não cumprir os termos de um acordo, tratar o cliente com indiferença, ter um atendimento e comunicação robotizado, não conseguir enxergas as suas falhas e não buscar conhecer o seu cliente e o que ele deseja.

Enquanto algumas dessas falhas devem ser resolvidas pelo setor de relacionamento e vendas, outras delas tem como grande diferencial poder serem trabalhadas no marketing e comunicação, seja ele feito dentro do negócio ou por uma agência contratada. Conhecer seu cliente é uma atividade chave e prévia a qualquer comunicação ativa, inclusive a de venda. Nisso, as redes sociais podem se tornar grandes aliadas.

Um relacionamento ativo delas redes sociais, sempre respondendo os comentários e perguntas com educação e gentileza, são armas para alcançar o sucesso, já que não só os seus clientes atuais como todo o seu público-alvo e futuros compradores dos seus produtos ou serviços estão lá, de olho no que você fala e como se porta com os clientes.

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